POVO TINGUI BOTÓ ENCERRAM GRANDE FESTA DO OURICURI

No último domingo 22, a comunidade Tingui Botó, se retirou do Ouricuri e voltou a aldeia para suas devidas casas. O Ritual Sagrado tem em janeiro o maior período contínuo de dedicação dos indígenas a cerimônia religiosa. Desde o primeiro sábado do ano toda a população se concentrou na mata sem o  contato do homem branco, permanecendo ali até o terceiro domingo do ano.

Lá é cultuada e mantida toda a tradição que um povo possa ter. A  vida ocorre de outra forma, sendo enormemente diferente o modo de de vida de um cidadão comum nos dias atuais para o modelo como se vive no Ouricuri. O ritual é secreto exatamente pelo motivo de que não é interessante para o modelo de vida do homem branco e por isso as tribos que cultuam esse ritual é quem tem acesso a essas tradições. Como ocorre normalmente todo ano os Tingui Botó receberam visitas de outros indígenas como membros de etnias como Kariri Xocó e Xucuru Kariri que se fizeram presente no ritual, o mesmo ocorrerá com a visita dos Tinguis Botós a esses povos.

Povo Tingui Botó dançando o toré no Ouricuri

É  de grande destaque a quantidade de membros do próprio povo que se reúnem nesse período do ano na mata, pois diversos parentes que residem longe da tribo em cidades  como Maceió, Arapiraca, Jaramataia, Aracaju, e diferentes cidades do interior de São Paulo, tentando ganhar a vida de uma forma diferente, encontram em Janeiro um mundo completamente diferente.

Vale destacar que o ritual do Ouricuri ocorre durante todo o ano, assim como em todas as etnias que mantém esse costume.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s