19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO

Desde o ano de 1943 todo dia 19 de Abril é comemorado o Dia do Índio. Essa data passou a ser comemorada depois de um decreto de lei nº 5.540 de 1943 determinado pelo então presidente da república Sr. Getúlio Vargas.

A data é oriunda de um evento acontecido no México, três anos antes nessa mesma data, o Congresso Indigenista Interamericano, cujo qual contou com a participação de governantes de todo o continente e de alguns líderes indígenas da época.

No entanto, existe uma visão de constrangimento para nós indígenas quando se aproxima essa data e somos lembrados pelos não índios, e mostrados nas escolas pelos professores de história como um povo que existiu, documentados na Tv Escola, e raramente lembrados por alguma ou outra mídia nacional não sendo respeitado nosso presente.

Se para o homem branco 19 de Abril é uma data de lembrar dos índios, para nós é refletir o quanto sofremos ao longo dos mais de 500 anos, e sermos restritos a dividir a data com o Dia do Exército, esquecidos ao longo dos outros 364 dias do ano, ou vistos de forma esporádica mostrado pela mídia nacional como povos invasores de terra, preguiçosos e improdutivos.

Não é essa a visão que queremos que o povo branco tenham de nós, pois somos muito superiores ao que nos impõem e as mentiras que nos defamam,  também não queremos apenas estarmos na reflexão do povo brasileiro nessa data e sim vistos como formadores da população da brasileira e modelo de vida nos tempos de cuidados ambientais.

Anúncios

3 opiniões sobre “19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO”

  1. Não há o que agradecer, Jairã. Apenas externei o pensamento em que acredito. Desde muito nova fui educada por meus pais com rigor, esmero e compreensão sobre valores, como o respeito aos indivíduos; a convivência pacífica e atitudes éticas. Ensinamento que tb identifico, no pouco que conheço sobre a cultura indígena. No entanto, o que quero dizer é que nunca entendi, desde o início de meus estudos e da minha vida na convivência social, qual motivo concreto que justificasse a discriminação aos indígenas, bem como a outro povo ou qualquer grupo da sociedade Brasileira ou Mundial. A não ser, a pura e simples ignorância, no verdadeiro sentido da palavra. Portanto, tenho como convicção que, a educação ainda é, NÃO O ÚNICO, mas um grande remédio para muitos males que infectam nossa sociedade. Um grande abraço!

  2. Adorei o comentário escrito sobre esta data. Concordo plenamente que o povo indígena não é lembrado e respeitado como deveria ser, como integrantes da população brasileira que são. Já houvi algumas vezes, comentários pejorativos a respeito dos indígenas, feitos por indivíduos não indígenas, os ditos “brancos” denominação esta que, sinceramente não concordo. Pouquíssimos de nós brasileiros podem dizer que são brancos, já que somos um povo miscigenado, inclusive com a contribuição dos indígenas. E justamente por este motivo, é que os indígenas merecem todos o nosso respeito e a devida justiça.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s