Povo Tingui Botó recebe 500 mudas de coqueiro ouricuri

 

A comunidade indígena Tingui Botó, da zona rural do município de Feira Grande, recebeu esta semana 500 mudas de coqueiro ouricuri, que serão plantadas na região da aldeia para recomposição vegetal e uso na produção de peças de artesanato.

O repasse das mudas foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com apoio da Usina Coruripe, que fez a multiplicação das plantas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Mário Jorge Nunes dos Santos e o assistente social Guilherme Vieira Menezes, vinculados à Gerência Regional da Seagri no Agreste, tanto a palha quanto o coco servem de matéria-prima na confecção de peças artesanais, que são comercializadas pelos indígenas para complementação da renda. “Os materiais também compõem a indumentária dos moradores da comunidade”, ressaltou o agrônomo.

A entrega das mudas aconteceu na presença de moradores e jovens da comunidade, além do Pajé Adalberto Ferreira da Silva. Segundo o líder indígena, o plantio das mudas é importante para manter as tradições culturais na comunidade.

Ainda de acordo com o agrônomo, que presta orientação à comunidade, os indígenas cultivam inhame, batata, macaxeira, mandioca, amendoim, criam ovinos e bovinos. “Com apoio da Seagri, eles vão iniciar o cultivo de uma horta”, destacou.

“Agricultores familiares, quilombolas e indígenas são o público principal atendido pelas ações da Seagri. Além de assistência técnica, alguns deles participam de programas de acesso a mercado, beneficiamento, agregação de valor ao produto e difusão de tecnologia. Por isso, temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar a vocação de cada lugar, para que os produtores tenham cada vez mais autonomia”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s