ÍNDIOS DE ALAGOAS ESTÃO SEM ESTUDAR

Mesmo tão próximo do pleito eleitoral, é incrível a inoperância de nossos governantes, principalmente quando a política pública é voltada as minorias étnicas.

O último caso em Alagoas é a paralisação das escolas indígenas  por falta de professores. Após muitas lutas, o direito conquistado de ter-mos professores índios nas escolas indígenas, foi sucumbido pelo atual governo do Estado já que desde a primeira semana de junho, nossas escolas não têm professores.

As escolas funcionavam com monitores designados  por um processo seletivo ocorrido em 2010. Até então, mesmo mal remunerados com míseros R$ 5oo,oo mensais, o empenho sempre superou o sistema vampiro adotado pela SEE.

Após o vencimento dos contratos, nada foi dito e se trabalhou por mais de dois messes sem vínculo algum com qualquer empregador. As aulas continuaram na prerrogativa de que os contratos seriam renovados e os ‘salários’ seriam pagos retroativamente.

No final de agosto, as escolas decidiram pararem as atividades e as informações não-oficiais que se tem é que apenas a Escola Tingui Botó funcionou até o final do mês.

A previsão é de um encontro dos monitores na quarta-feira ( 5 de setembro) na Aldeia Mata da Cafurna-Terra Xucuru Kariri em Palmeira dos Indios -AL.

Esse é o registro de um modelo de governo inescrupuloso e rude que sequer dar o direito a educação às crtianças.

Será que porque são curumins (indiozinhos)?

Parece que não! Alagoas tem a pior educação do país também para brancos, é o que mostra as notas do IDEB.

Se a educação para a populçaõ não-índia consegue atingir esse índices, fica  difícil imaginar quais seriam os números da educação indígena em Alagoas.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s