CNA E DATAFOLHA DIVULGAM NÚMEROS SOBRE ÍNDIOS DO BRASIL

Foi divulgado pelo Instituto DataFolha números de uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Agricultura realizada entre os dias 7 e 11 de julho deste ano em 32 aldeias com cem habitantes ou mais, nas diversas regiões do Brasil. A referida pesquisa entrevistou 1222 índios de 32 aldeias diferentes.

O resultado foi justamente o esperado pelos próprios indígenas e pelas pessoas que tem conhecimento sobre a situação dos nativos nos dias atuais. Porém é bastante surpreendente para grande parte da população que nos enxergam como habitantes de 1500, e por auto nos julgam como seres primitivos, crendo que os avanços da globalização não chegaram até nós.

Aparelhos eletrônicos por exemplo já fazem parte do cotidiano de diversas aldeiaS, sendo que 63% dos índios têm televisão, 37% têm aparelho de DVD e 51%, geladeira, 66% usam o próprio fogão a gás e 36% já ligam do próprio celular. Só 11% dos índios brasileiros têm acesso à internet e desses apenas 6% são donos de um computador. O rádio é usado por 40% dos entrevistados.

Outras questões também foram levantadas pela pesquisa, vejamos:

A informação tem influenciado a vida familiar dos índios: 55% conhecem e 32% usam métodos anticoncepcionais como camisinha e pílula. Mais de 80% ouviram falar da Aids. 67% gostariam de ter uma formação universitária.

Moradia com com banheiro é privilégio de 18% dos índios. E entre as aldeias 69% têm postos de saúde; 88%, escolas; 59%, igrejas; 19%, mercados; e 6%, farmácias. A pesquisa inseriu e revela diversos problemas enfrentados por nós indígenas como pode ser visto nos gráficos abaixo.

Talvez nos considerem inseridos no mundo globalizado, mas esses números são muitos inferiores quando se compara com os números da sociedade em geral.

Referência: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1183482-dois-tercos-dos-indigenas-recebem-do-bolsa-familia.shtml

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s