19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO

Para a sociedade não índia, no dia 19 de Abril é comemorado o Dia do Índio.Tão somente esse dia é comemorado por não índios, porque para os cerca de 896,9 mil indígenas brasileiros(Censo IBGE-2010) não há muito o que se comemorar. Essa data aliás, é proveniente de um Decreto Presidencial do então presidente Getúlio Vargas que em 1943 decidiu deixar essa data como “O Dia do Índio”, devido a um grande encontro de lideranças indígenas da América Latina ocorrido â época no México.
Nesta data a sociedade brasileira ao menos deveria refletir o quão somos importantes na história e na formação do Brasil. Pois 513 anos se passaram da chegada dos colonizadores as nossas terras, e os verdadeiros filhos deste chão outrora a beira da extinção, tentam resgatar seus valores e direitos em meio a sociedade que se julga civilizada. No entanto, a convivência dos povos indígenas nos dias de hoje têm sida dificultosa ao máximo, principalmente devido a pseudo-democracia que vive nosso país. Numa nação que se diz progressista, os nativos são desrrespeitados, tendo seus costumes, valores e modo de vida vistos como um entrave ao progresso e desenvolvimento nacional. Nossos direitos originais até mesmo garantidos por leis (Estatuto do Índio, Constituição Federal, Convenção 169 da OIT, etc…) são costumeiramente renegados, partindo primeiramente do alto-escalão da Política Nacional, visto um bom exemplo é que cerca de 25% da bancada do Congresso Nacional tem origem ruralista e obviamente veêm as necessidades indígenas contrárias aos seus interesses pessoais. Outro fato interessante é ter-mos o maior ruralista do estado do Mato Grosso, Sr Blairo Maggi(PR-MT), ex governador de lá (também conhecido como Rei da Soja), como Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado brasileiro. E o que dizer da PEC 215 em tramitação na Câmara dos Deputados, que passa aos deputados o poder de demarcar e homologar Terras Indígenas, sendo que uma grande parte deles são latifundiários.
Já na sociedade diversa percebe-se o entendimento do ser ‘índio’ como um personagem mítico de característica física singular atrelado à uma forma de vida de 500 anos atrás, cabendo a nós indígenas ter-mos que conviver com esses conceitos prévios inseridos intencionalmente na forma de pensar das pessoas que se julgam civilizadas e que enxergam o ser ‘índio’ como o mesmo de antigamente. Essa forma de raciocinar é iniciada no ambiente escolar pela ausência da educação indígena, visto que o ensino de História do Brasil envolve três matrizes formadoras (nativa, afro e europeia), e a História é contada e relatada a partir da visão de apenas uma matriz (que não precisa explicitarmos aqui qual é ela). Caracterização óbvia do eurocentrismo puro que ainda se vive no Brasil contemporâneo e pluricultural.
Em meio a todas as dificuldades, o Movimento Indígena cresce a cada dia e o que esperamos é que sejamos lembrados não apenas num dia do ano, mas respeitados como verdadeiros filhos desta Terra.
Até quando nossos líderes serão assassinados? Até quando nossas crianças viverão sem pão,sem educação e sem saúde? Até quando nossos territórios serão ursupados por posseiros e latifundiários sedentes por lucro e mais lucro e cego por esse tal de capitalismo? Até quando nossos rios terão seus cursos desviados e suas nascentes desmatadas?
E, afinal até quando teremos que viver provando a sociedade que somos detentores de uma cultura nativa e original e por quanto tempo teremos nossa identidade em questão?
Por estas e outras indagações que ninguém quer responder que não temos o que comemorarnem festejar neste 19 de Abril, pois após muito sangue derramado e muitos parentes darem suas vidas por nós, já passamos da época de querermos apenas apitos e espelhos.
NOSSA LUTA CONTINUA.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s