Três índios tupinambás são mortos em comunidade no sul da Bahia

Três índios tupinambás foram mortos na noite da sexta-feira (9) na comunidade de Acuípe, entre os municípios de Ilheus e Una, no sul da Bahia. Segundo lideranças indígenas da área, os três índios tinham acabado de sair de uma fazenda quando foram cercados por homens armados.

As vítimas, de 28 anos, 36, 30 receberam vários tiros. A Polícia Federal aguarda um representante da Fundação Nacional dos Índios (Funai) para ir até a área do conflito. Segundo a TV Bahia, após o crime, três homens foram presos pela polícia. Um deles, Lindomar Araújo Nascimento, é apontado como mandante. Lindomar teria encomendado a morte por conta de uma briga com duas das vítimas.

O local onde ocorreu o triplo homicídio fica na região conhecida como Serra do Padeiro, onde, nos últimos meses, índios retomaram diversas propriedades rurais. O foco maior do conflito está na cidade de Buerarema, mas há também fazendas retomadas em Una e em São José da Vitória, além de Ilhéus.

As retomadas, que os índios classificam como “retomada do território sagrado”, foi a forma encontrada pelos tupinambás para exigir do governo federal a conclusão do processo de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.

A área de 47.376 hectaresfoi delimitada pela Funai em 2009. Desde então, os índios cobram que o Ministério da Justiça expeça a portaria declaratória, reconhecendo-a como território tradicional indígena.

Em 4 de setembro, um índio tupinambá foi encontrado morto na Fazenda São Pedro, entre as cidades de Una e Ilhéus. A fazenda foi ocupada por indígenas e está envolvida dos conflitos.

E nessa carreira os conflitos seguem se arrastando por todo país. São diversos indígenas tendo suas vidas cefadas por um pequeno grupo que se auto classifica como os donos do país, país esse que sabemos quem são os verdadeiros donos de suas terras.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s