A CIRCULAÇÃO DO SABER: POVOS INDÍGENAS E IDENTIDADE BRASILEIRA


A realidade, assim como a vida, tem várias faces. Faces que permitem ilustrar amplamente os nossos modos de ser e o conhecimento presente no mundo, pois é a diversidade que nos caracteriza enquanto seres humanos: diferentes civilizações; inúmeras línguas; concepções de mundo distintas; expressões artísticas irredutíveis, belezas inigualáveis. Muito apropriadamente, podemos localizar na nossa formação cultural um exemplo notável da união do múltiplo, por conta do entrelaçar das vertente ameríndia, europeia, africana e mais recente asiática.

Mas embora nossa formação cultural seja valorizada como uma riqueza, nem sempre o seu traço de singularidade formativa é reconhecido, e cabe a todos nós o trabalho de manter enlaçados os fios que nos ligam, de maneira que a nossa rede de vida permaneça rediviva, em permanente frescor construtivo. Que esse seja o caso para os grupos indígenas que estão no princípio da cultura brasileira, cuja raiz está vinculada à própria existência desses grupos, mediante o fortalecimento, a manutenção do vigor ou revitalização de suas culturas, as quais constituem pontes entre homens, povos e mundos, mediante formas de conceber, compreender e refletir sobre a ordem social e cosmológica. Porque temos várias faces.

Povo Tingui Botó recepcionando diversas etnias do Nordeste em evento da Apoinme
Povo Tingui Botó recepcionando diversas etnias do Nordeste em evento da Apoinme

Há um mundo comum, cuja formas de pensamento compartilhamos no dia dia, e nele há um outro, contrastante, que, mesmo presente e próximo, está ligado a domínios de pensamentos distintos. A divisão, no entanto, é aparente, no sentido etimológico do latim “apparentia” , que significa “aparentar”, “ser parente de”. Porque culturas entrecruzam-se; elas guardam relações de parentesco.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: