A HISTÓRIA DA DISPERSÃO GEOGRÁFICA E DA DIFERENCIAÇÃO LINGUÍSTICA

Ao longo dos anos, o aumento populacional, a busca por melhores locais para a obtenção de alimentos, as guerras inter-tribais provocam diferenciações linguísticas e culturais entre nativos. Segundo estudos recentes, o tronco macrotupi teve sua origem por volta de 5000 anos na região do baixo Amazonas. Entre os séculos VII e IX, houve a separação em dois grupos linguísticos distintos: Tupi(Pai Supremo) e Guarani(Guerra).

Quando os portugueses chegaram os Tupis viviam entre o Ceará e Cananeia(São Paulo) numa faixa litorânea. Os Guaranis habitavam desde Cananeia até a Lagoa dos Patos(Ro Grande do Sul).No litoral brasileiro também estavam os Aruaques do Amapá ao Pará; os Tremembés do tronco macro-jê desde o Pará ao Piauí.

A partir do Rio Jaguaribe entrava-se em território Tupi:os Potiguara(comedores de camarão); os Tabajaras(senhores da aldeia); e os Caetés(mata verdadeira).

No sertão estavam os Cariris (silenciosos) pertencentes ao tronco macro-jê de onde se originou os atuais Tingui Botó focados neste site.

De Sergipe à Bahia viviam os Tupinambás. De Ilhéus até o Espírito Santo estavam os Tupiniquins rivais dos Aimorés. Por ali também viviam os Goitacás que eram nômades. O litoral fluminense era dominado em grande parte pelos Tamoios e pelos Temiminós. Na região paulistana o domínio era dos Guaianás(gente aparentada).

Quanto as línguas os pesquisadores classificam as diversas línguas nativas brasileiras da seguinte maneira: a)tronco linguístico; b)família(subdivisão do tronco linguístico); c)língua(subgrupo de família linguística); d)dialeto(variação de línguas); e)linguas isoladas.

Quatro são os troncos linguísticos:Tupi, Macro-jê, Aruaque e Caraíba.

Anúncios

4 comentários em “A HISTÓRIA DA DISPERSÃO GEOGRÁFICA E DA DIFERENCIAÇÃO LINGUÍSTICA”

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: