A POLÍTICA DO HOMEM BRANCO EM RELAÇÃO AOS ÍNDIOS

Todos sabemos como foi a história da colonização dos europeus com os indígenas. E o massacre branco ainda não foi extinto, aliás está mais vivo do que nunca.

Em 1570 uma lei proibia a escravização dos índios, porém eles deveriam ser civilizados adotando a religião dos brancos e se submetendo às autoridades. Já os “rebeldes”- através de “guerras justas”-poderiam ser escravizados.

Em 1570, com o marquês de Pombal, a política indigenista portuguesa se alterou com a expulsão dos jesuítas. Segundo Pombal, era necessário integrar os índios à sociedade colonial e para isso transformou as aldeias em diretórios. Havia um representante indígena, um diretor branco e um juiz. Toda a produção deveria ser entregue ao Estado, índios deveriam servir ao exército, trabalhar em lavouras de brancos e frequentar a Igreja, inclusive pagando o dízimo. As línguas nativas foram proibidas fazendo com que a maioria delas chegasse a extinção. Esses e vários outros processos civilizatórios difundiram culturas e exterminou com diversos conceitos de vida de populações nativas, gerando o caos que ainda vivem atualmente os povos indígenas, estando a depender de leis e diretrizes feitas e trabalhadas pelo homem branco.

 

Com a proclamação da república os estados passaram aser responsáveis pelos índios. A experiência foi desastrosa com terras invadidas e nativos massacrados.Em 1910 foi criado o Serviço de Proteção ao Ìndio, tendo no major do exército Cândido Mariano da Silva Rondon o seu grande idealizador. Seu lema era: ‘morrer se for preciso, matar nunca’.Rondon , apesar das supostas boas intenções terminou por atender aos interesses do Estado e não dos índios.

Fundação Nacional do Ìndio
Fundação Nacional do Ìndio

Em 1967 surge a Funai(Fundação Nacional do Índio), órgão que controla a política indigenista até os dias atuais.A atual constituição dedica umcapítulo especial ao índio, reconhecendo a organização social, os costumes,  línguas, crenças,  tradição, e teoricamente defende o direito sobre as terras, cabendo a União demarcá-las e protegê-las. No entanto, ainda há muita luta por parte da comunidade indígena, a luta contra diversos fatores impostos pelo homem branco sempre existirá.

5 opiniões sobre “A POLÍTICA DO HOMEM BRANCO EM RELAÇÃO AOS ÍNDIOS”

    1. Meu Querido, infelizmente lamento a interpretação que tenha feito sobre a página. O intuito desse blog é mostrar parte da cultura indígena que talvez seja a principal na história brasileira. É devido à pessoas como vc que nós indígenas, formamos uma sociedade magoada e receiosa do homem branco. Jamais entenderemos tanta falta de educação..

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: