A população

Atualmente a tribo é composta por cerca de 500 índios que sobrevivem da caça, da agricultura e da agropecuária. A agricultura é baseada na plantação de mandioca, milho , feijão, amendoim e principalmente batata-doce. Na tribo a divisão do trabalho é grupal, portanto todos participam do trabalho de todos. Muitos índios também praticam a pecuária, criando bovinos numa pequena área reservada para a criação de animais.
Na aldeia em sí,  só é permitida a moradia de índios, portanto o casamento de um índio com uma branca implica que o índio tenha que residir fora da tribo.
A população é composta por um povo pacato e calmo que veem na sua religião o principal motivo da vida, independente de influências externas.

Em meio ao convívio com pessoas não índias na escola, na cidade, e nos lugares longe da aldeia , alguns índios por conviverem com brancas indo residirem fora da tribo, na cidade ou no povoado próximo à aldeia. Outro fator que faz com que mais da metade da da população seja desaldeiada é a busca por melhores condições de vida nas grandes capitais. Estima-se que cerca de 20 índios dessa etnia residam no estado de São Paulo pois partiram na década atual e na década passada para conseguirem trabalho longe da aldeia.

Em meio ao desaldeiamento de seus componentes a cultura se mantém viva e forte, mantida por aqueles que residem na tribo ou próximo à ela.

Índio Tingui Botó na busca da caça
Anúncios

Uma consideração sobre “A população”

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: