Estrutura Social Indígena

De certa forma, as diversas nações indígenas desenvolveram estrutura social, mas com reduzido grau de diferenciação, e também com alguns tipos de hierarquia cultivavam e cultivam tendências comunitárias e fortes laços de solidariedade.

Em cada desta maloca vivem todos muito conformes, sem haver nunca entre eles nenhuma diferença: antes são tão amigos uns dos outros, que o que é de um é de todos, e sempre que de qualquer coisa que um coma, por pequena que seja, todos os circunstantes hão de participar.”

Pero de Magalhães Gândavo – historiador e cronista português (1540-1580)

Todas as tribos brasileiras ignoram a exploração econômica do trabalho escravo, salvo algumas raras exceções como os Kadiwéus e os Terenas que já viveram de saqueamento no passado.

Talvez por essa característica organizacional comum a muitos povos, é comum que a sociedade diversa tenha ainda a imagem do indígena singular, com as mesmas características fisiológicas e de organização. No entanto, as diferenças entre os diversos povos são constantes. Embora a autoridade comunal seja soberana, as funções de detaques na comunidade como cacique, pajé, curandeiros, líderes, são obrigatoriamente respeitadas e praticamente todos os povos adotam essa forma de organização.

Anúncios

Uma opinião sobre “Estrutura Social Indígena”

  1. Eu estou fazendo uma pesquisa sobre o casamento ou formas de amor dos povos indigenas Brasileiros para um documentario internacional. Seria possivel, que alguem da tribo ou que trabalhe com eles, possa me contactar para poder arranjar entrevistas com as pessoas da tribo? Muito Obrigada, Florencia Abelenda. ( florencia_abelenda@yahoo.com)

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: