A medicina

Assim como em todas as tribos, a medicina dos tinguis não deixa a desejar. Todos os anciões guardam conhecimento medicinal transmitido por seus antepassados. Embora tenham total apoio da Funasa(Fundação Nacional de Saúde) e disponham de todos os métodos de outras culturas, o conhecimento histórico é uma alternativa de suma importância. Nessa sociedade cada problema de saúde é recomendado a medicina do povo branco ou ao acompanhamento do pajé para a busca da cura.
O pajé é a figura mais importante da tribo no que tange a relação entre o corpo, a alma e o “outro mundo” ou a vida pós morte. A representação do pajé é dada como um chefe espiritual. No entanto existem outros índios dotados de grande saber espiritual, como o curandeiro, que é responsável por identificar e curar problemas de saúde dos componentes da tribo.

ÍNDIO PREPARANDO REMÉDIO PARA CURAR OUTRO ÍNDIO

Todos os remédios são retirados de meios naturais. São geralmente ervas naturais, raízes, folhas entre outros porém todos de alguma forma abençoados pelos deuses desse povo e aplicados com muita fé no poder da cura.

NA FOTO UMA DAS MAIS SÁBIAS ÍNDIAS TINGUI BOTÓ
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: