O Casamento Indigena

O casamento entre índios sempre esteve regido por regras e costumes e varia muito de tribo para tribo. Entretanto, os antigos tupinambás e os atuais xavantes admitem a poligamia; os xoclengues chegaram à poliandria(casamento grupal); mas a maioria das tribos são monogâmicas. Existem regras que ditam, variando da tribo se um índio pode ou não casar-se com uma não-índia. Entre os Tinguis Botós por exemplo o casamento entre índio e não índia é permitido porém impede que aquele índio possa continuar residindo na tribo. Vale lembrar que em momento algum a pessoa branca passa a ser índia por ter se casado com um(a) indígena.

Quantos a etnicidade dos filhos também não lineariza as tradições das diferentes tribos.

Algumas tribos perepetuam rituais religiosos parecidos com o da Igreja Católica para realização de um casamento, outras só festejam o casamento de líderes como pajé ou cacique. Algumas tribos mais civilizadas até permitem o casamento em igrejas de religiões brancas e realizam cerimônia fechada só para índios em outro dado momento.

Na maioria das crenças indígenas um homem e uma mulher só estão preparados para o casamento quando passam por rituais para provarem que realmente são adultos.

Enfim o Casamento Indígena pode variar conforme a tribo de que se está falando.

 

73 opiniões sobre “O Casamento Indigena”

  1. É desesperador e triste ler os comentários. Sou descendente de índia estuprada por brancos canalhas, por parte da mãe e do pai. O olho puxado não nega, mas perguntam se é de japonês. Sou descendente de negros, minha mãe, e o cabelo não nega. Eu não sou branca, nem índia, nem negra, nem judia, mas um conjunto de tds essas etnias. Tenho orgulho de quase tudo. Quero ser quase td. Mas é uma hipocrisia de TODOS os comentários falar com tanta distância dessas tribos. Quase todos brasileiros têm ancestrais indígenas, nativos, os primeiros e verdadeiros brasileiros. Por que, eu te pergunto, é impressionante um casamento de um povo? Não digo na beleza, pois isso é. Mas por que, sendo que você retratou algo que é tão comum (uma cerimônia de amor) na sociedade de QQR povo. Poligamia, monogamia, deuses, o que eles acharam estranho nisso? Essa ignorância e preconceito por parte das pessoas (que esquecem terem sangue nativo) é entristecedor.
    Agora, no post achei muitos detalhes tristes e irritantes também. Você, autor do blog, não falou sobre a condição feminina. Sei que acabaria ter de detalhar por cada tribo, onde obviamente existem as diferenças. Mas não compreendi a importância e papel da mulher indígena nas diversas situações. Isso é descaso? E foi, também para vc, autor do texto, de um grande preconceito etnocentrico e eurocentrico falar “as tribos mais civilizadas”. Nenhuma civilização é melhor do que a outra, e a europeia e capitalista é comprovada não ser exemplo algum. Como dizer que as mais civilizadas fazem casamentos em Igrejas? Os mesmos europeus e brancos que desvirtuaram nossa cultura, trucidaram e estupraram os índios desta nação são esses ditos pelo senhor como “civilizados” que praticaram “a crença cristã”.
    Sei que pode ser uma reprodução do que a opressão das pessoas da cidade empregam em você, autor, mas por favor, reveja suas análises. Se lhe desrespeitei, me perdoe muito.
    Qualquer coisa, entre em contato para me corrigir no que me enganei ou ofendi.

  2. Curti muito o site e gostaria de saber se existe alguma pintura especifica para o homem e a mulher no dia do casamento?

  3. Oi…vou me casar e queria muito uma cerimonia indigena…porem nem eu nem o noivo somos indios…exsite essa possibilidade??

  4. ola meu marido é biologo e gostaria de comemorar nossa renovação de casamento com uma cerimonia indigenaé possivel?

    1. Olá Vânia. Olha aqui em Alagoas temos 11 povos indígenas com costumes variados. Nossa comunidade não tem nenhum cerimonial religioso para o casamento entre pessoas não indígenas, no entanto, podemos lhe auxiliar no contato com líderes religiosos tanto da minha como de outras comunidades caso vc tenha interesse. Abraços.

    1. Somos mais de 200 povos com variadas culturas. Entre os Tingui Botós o casamento com não indígena é permitido mas impede o casal de ter residência na aldeia. Os costumes do indígena não será restringido, continua sendo os mesmos. Quanto aos direitos reconhecidos por leis e estabelecidas na maioria das vezes pela Funai continuam sendo somente do indígena. Espero ter respondido a altura. Muito obrigado pelo acesso ao blog, e por acompanhar a causa indígena.

    2. tenho um trabalho sobre as religioes indigenas voces podem me pasar algumas informaçoes ??

    1. Sou louco pra casar com moca indigena…e e claro…virgem…sou branco…do rio de janeiro…1:75…alegre…bem humorado.,,cabeleireiro..,tenho moradia…tdo certo..,da bem pra nos dois…adoro criancas…..nunca fui casado..nao tenho filhos…peco que mande fotos pela internet…vai poder trabalhar estudar..,se quizer…em nossa casa…se preferir…pide ficar nua tempo todo.,,tbm acho lgal…se vc assim quizer ..so tem q colocar roupa pra sair na rua…pode mandar foto sem oupa mesm..,se preferir…tnho simpatia pelo naturismo..,aqui no rio tem uma praia que podemos ficar a vontade…chama-se abrico.,,me sint a vntade com o corpo nu..,apesar de nao ser indio…acho q os indios devem ncarar iss com naturalidade…adogo mata…rio…cachoeiras…vais gostar daqui…na bebo…na fmo…nao bat em mulher…acho isso horrivel…prometo ser um bom esposo..,MAS LEMBRE-SE…TEM QUE SER MOCA AINDA VIRGEM…aguardo q m escreva…se comunique logo..,adoro fotos…se quiser mandar d tribo..,da sua fmilia…fiqu a vintade pr mandar…no facebook…sou Fabiano CostaDeus…meu mail e fabianocostadeus@gmail.com (21)22684253/999977780-vivo/979909111-tim peca pra m chamar…dizer q uma amiga…na casa ao lado…tbm toca la meu telefone..,minhas vizinhas sao minha mae…e minha avo de 94anos…estou ansioso po noticias…vai gostar do rio…

  5. E bem diferente o casamento deles, mas faz parte de seus costumes e regras.tanto no casamento deles como no nosso.
    um beijaoooo p vcs é nois na fita meu irmao.

  6. como brasileiro são falsos, gostei muit! até parece, vai procurar dinossauro na amazonia, vcs stão precisando é d serviço, quanta falsidade, nem indios vcs perdoam. manda sta noiva ai tirar a roupa, indio fica mesmo é pelado…

  7. ACHEI MUITO LEGAL
    POIS ALÉM DA MOSSA SE VESTIR COMO UMA
    BRASILEIRA,ELA SE CASOU COM UM ÍNDIO…
    NÃO TENHO NADA CONTRA A ESSE TIPO DE CASAMENTO
    AO CONTRARIO ACHO MUTIO DEZ

  8. Gostaria de saber se a algum tipo de roupa que eles usam no casamento antigamente.
    Se souber por favor me responda. Por via e-mail, por favor.
    bjos

    bia

  9. Como era exatamente o casamento indigeno? Estou fazendo um livro e gostaria de saber. Caso vc saiba envie um e-mail o mais rapido possivel.

    beijo

    bia

    1. Cara Samara, lamento que não tenha obtido nota em seu trabalho escolar. Este é um blog com o intuito de mostrar parte da cultura de meu povo e de maneira alguma um site de pesquisa. Desculpas por não poder ajudá-la.

  10. Gostei mt, pq tinha q fazer um trabalho sobre o casamento dos índios e cm esse mnh rofessora vai gostar bastante!!!
    Bjs e obg por contar as coisas sobre os índios…

      1. Cara Andressa, sou Jairã da Silva(22 anos), da tribo indígena Tingui Botó que localiza-se em Feira Grande/AL, cuja qual o site dá um foco. Sou estudante com o intuito de mostrar através da internet a realidade da causa indígena no momento especifificamente da minha tribo. Agradeço pela visita e espero que volte sempre à visitar-nos.

        1. Querida Samara se visitar a página “Conheça o administrador desse blog” verá que sou um indígena da Etnia Tingui Botó de Alagoas. Qualquer dúvida quanto a minha etnocidade, pode contactar-me.

  11. Gostei muito !!! eu tinha que fazer uma pesquisa sobre habitos de indios achei esse …gostei bastante acho que a minha prof vai gostar tbm.Bem diferente.
    Bjooos.

    1. Eu tbm to tendo um trabalho e preciso de muitosss habito indigenas eu acho que seria interessante para minha professora ja que ela é muitoo exigente
      bjoo

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: