O dia a dia dos índios

A rotina dos indígenas Tingui Botó é bastante agradável pois busca viver o lado moderno que se tem  acesso tentando agregar isso aos seus costumes originais.

Sempre no primeiro mês do ano os índios dedicam-se ao Ouricurí, pois é nessa época que ocorre o principal encontro religioso do ano. A grande ‘festa’ religiosa dos índios se inicia no primeiro sábado do ano permanecendo até o terceiro domingo. Nesse período os tinguis recebem visitas de índios de outras tribos, principalmente Karirí-xocó e Xucurú-Karirí. Todos permanecem por dia e noite na mata durante quase todo o mês. Durante o resto do ano as penitências religiosas também ocorrem aos sábados, só que os índios passam no máximo oito dias, diferentemente do mês de janeiro.

Nos meses que antecedem o período das chuvas  os índios além de cultuarem sua religião no Ouricurí, quando estão  na aldeia se divertem jogando futebol, vendo TV, etc. Para o entretenimento dos índios há  quatorze anos existe o Guarany, um time de futebol composto por índios.

É no período chuvoso(março à agosto) que os índios mais se ocupam. As crianças além de estudarem, ajudam aos mais velhos  do plantio até a colheita da safra  na agricultura. todos trabalham na roça de todos. A batata-doce predomina nas terras de plantio desse povo, além de ser a única lavoura que é exportada da tribo. Quando estão no Ouricurí, os índios deixam a roça de lado e se dedicam ao ritual sagrado.

Na época pós chuvas é bastante comum a prática da pesca entre todos, homens, crianças e até mulheres. Quando não se tem o alimento, o indígena busca na mata algo pra matar a fome, seja peixe, caça ou frutos.

Seja no inverno ou no verão sempre se tem um jeito de adequar o modo de vida a subsistência. Alguns modos são comuns entre os índios como todos os dias purificar-se com as águas do rio, fumar, descansar em redes em plena mata, caçar, pescar e conversar com os mais velhos para adquirir  conhecimento.

19 opiniões sobre “O dia a dia dos índios”

  1. é muito bom aprender algo novo to tentando fazer o resumo para a tarefa só não entendi algunmas partes!

  2. so gostei da cor pq era para falar em geral e vc num falou falou em um grupo de indios mais fazer o qe vou tirar um 00000000000000 num era nem para ter colocado ave maria

  3. Oi jairan tive o grande prazer d conhecer os costumes d vcs ,estudei c/vc e conheci muitos indios da tribo uns dos grandes amigos q tenho muita amizade é o luciano ,ate tenho uma prima casada com um indio tenho saudades dos domingos na aldeia ,realmente td q li neste site é a grande realidade dos tinguis botós até mais .

  4. A Editora Dimensão está desenvolvendo uma coleção de História intitulada “Fazer e Aprender História”, de Selva Guimarães e Cristiano Biazzo destinada ao Ensino fundamental, do 2° ao 5° ano. Para compor o quadro de textos escolhemos “O dia a dia dos índios”.

    Assim sendo, entramos em contato a fim de saber se há a possibilidade de obtermos tal autorização para uso didático, obter as fotos em alta resolução e de que forma ela pode se dá.

    Antecipadamente agradecemos a atenção e salientamos que todos os créditos reservados ao texto serão respeitados e citados na obra.

    Atenciosamente,

    Fernanda Ramardis
    Editora Dimensão
    Rua Rosinha Sigaud, 201 – Caiçara
    Belo Horizonte-MG CEP: 30770-560
    Tel: (31) 3527.8000/ Fax: (31) 3411.2427
    http://www.editoradimensao.com.br

    1. Cara Fernanda Ramadis somos de uma tribo indígena do Estado de Alagoas, e fico felissíssimo pela franqueza e pelo interesse pela causa indígena. Desde já, todo o nosso conteúdo está a sua disposição, para que possam promover a valorização da identidade indígena que em nosso modo de ver ainda é um pouco mal vista e desconhecida pela sociedade não-índia.Infelizmente as fotos possuem uma resolução um pouco insuficiente, mas podemos resolver nos contactando pelo e-mail: jairan2010@gmail.com

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: