O modelo de organização

A ordem na tribo se dá por meio de um sistema hierárquico, onde cada componente ocupa um lugar de importância na composição da tribo, estando a “aldeia” em sí sempre em primeiro plano, em tudo que se é discutido entre os indígenas.

A figura  das crianças(curumins)  é sempre bem vista, estando elas como detentoras da puraza na tribo e responsáveis pelo futuro da nação. Devido à isso lhes são passados todos os  conhecimentos adequados  para sua idade.

As mulheres também possuem sua importância no modelo de organização, elas são responsáveis pelos trabalhos mais simples, como culinária, lenha, cuidar das crianças e tecer artesanatos.

São os índios mais velhos os responsáveis por todas decisões que são tomadas, seja no âmbito cultural, religioso, espiritual ou político. Dentre os líderes tribais destaca-se a figura do “cacique”, o grande líder da tribo.

O cacique é um líder que atualmente faz a intermediação entre as necessidades da tribo e as instituições de apoio a causa indígena (Funai, Funasa, Apoinme, CIMI,etc.)

Cacique Eliziano Campos (Erinawê Tantinan)
Cacique Eliziano(Erinawê Tantinan)

Também tem importância no modelo de organização, sendo o principal representante do povo. O sistema de sucessão desse cargo tribal é dado de forma justa, ficando o índio que mais possui características para este posto.

Dentre os muitos líderes da tribo destaca-se  o “pajé” , principal chefe religioso. Cabe a ele zelar pelas tradições religiosas e ser o elo entre o povo e os deuses.

%d blogueiros gostam disto: