QUEM DESCOBRIU O BRASIL?

É comum que uma criança ao entrar na escola sua primeira lição sobre história que aprenda seja que quem descobriu o Brasil fora Pedro Álvares Cabral. Ora bolas, que absurdo! Vamos questionar se isso é verdade?

Como se pode ensinar as crianças que alguém tivera descoberto uma terra habitada por cerca de 6 milhões de pessoas com tradições, crenças, costumes, rituais, línguas, adorações, místicas bastante diversificadas entre si. Justificam que chama-se descobrimento pelo fato de não existir aqui em 1500 uma sociedade civilizada. Vamos questionar isso também?

Atualmente na sociedade que chamam de civilizada os valores e costumes tradicionais foram perdidos. Se civilização for o que estão fazendo com a biosfera preferimos sermos retardados no tempo e sem civilização. Uma sociedade ou um indivíduo realmente civilizada(o) não trata sua própria mãe (Terra) de forma tão rude, sem preocupação nenhuma no que pode acontecer mais à frente consigo mesmo nem muito menos com seus filhos. Enfim o conceito de de civilização deve ser no mínimo repensado.

Mas, voltando à questão inicial, como pode alguém que se auto identifica como civilizado (na justificativa que quem não for igual a ele não é civilizado) chegue na sua casa, ponha os moradores desta casa para morarem no quintal servindo-lhes de escravos, obrigando-lhe a falar outra língua, matando a quem resistir, estuprando suas filhas, usufruindo de suas riquezas e seus bens afirmando ser superior e ainda promovendo ter descoberto. Mas descoberto como, se já estávamos aqui? Será que se à época um indígena conseguisse chegar a Europa, seria ele “O Descobridor da Europa”?

Temos claramente o poder da visão “eurocêntrica”, onde a Europa é o centro do mundo e o mais é periferia. Costumes que a sociedade brasileira deveria apagar de vez de seus contos. Aliás falando de eurocentrismo, vejamos um mapa múndi e observamos quem que está no centro desse mapa. São realidades que não são mostradas nitidamente pelas literaturas, mas que devem está na mente de cada brasileirinho para que no futuro possam viver em harmonia, respeitando e sendo respeitado no país mais multicultural e pluri étnico do mundo.

Anúncios

5 opiniões sobre “QUEM DESCOBRIU O BRASIL?”

  1. De certo mesmo é incontestável a presença indígena,agora estou interessado em quem vai “SALVAR” O Brasil!

  2. sou uma india mais quando eu nasci eu vim aqui morar no brasil por isso vim nesse site para ver sobre minha vida e de todos os outros indios eu amo todos os indios onestos muito obri e tmbem estou muito triste porque hoje la na amazonia eu descobri que um meu melhor amigo guaja morreu meu nome era pacany mqais vim morar no brsil e minha mãe resolveu mudar meu nome para izabelly nunes obrigado tchau

  3. Ola, concordo com sua abordagem. Sou brasileira de origem européia. Mas há muitos anos que tenho a ideia de que o Brasil foi invadido em 1500 e não descoberto.
    A nossa história tem que ser recontada de um modo certo, não eurocêntrica. Aliás o preconceito deles não se limita aos povos indígenas, meu primo foi estudar na inglaterra e lá ele era tratado como inferior só por que nasceu no Brasil e não na europa.
    Como poderíamos reunir as histórias dos povos que originalmente habitavam aqui? Já existe algo a respeito? Se não, aproveitando essa inclusão online, não seria bom fazer um livro, sobre o que seus pais contam sobre a Verdadeira Descoberta do Brasil e creio que o livro poderia ser intitulado assim mesmo. O que acha?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: